sábado, 19 de junho de 2010

Brasil é destaque na Expo Shanghai 2010

Jornal Correio do Povo, Ano 115 nº 261 - Porto Alegre

18 de junho de 2010

Diário da China

Brasil é destaque na Expo-2010


JURANDIR SOARES

j.soares@cpovo.net

Reservei esta quinta-feira para uma visita ao pavilhão do Brasil na Expo- 2010 Xangai, esta mostra que reúne países das mais diversas partes do mundo. Nosso pavilhão é um dos mais concorridos, recebendo cerca de 15 mil pessoas por dia, que tomam conhecimento da nossa cultura, da nossa diversidade, dos nossos costumes e das nossas potencialidades. Já na entrada, o visitante é envolvido por imagens, projetadas em toda a parede, e sons de nossas belezas naturais, praias, florestas, campos, assim como nossas festas regionais e, evidentemente, o Carnaval e o futebol. A nossa diversidade é mostrada nas atividades cotidianas de um operário, um engenheiro, um homem do campo e uma atriz de teatro. O visitante tem a oportunidade de conhecer o mundo de cada um deles e perceber que, quando chega a hora do almoço, todos compartilham o nosso feijão com arroz.



Tudo isto para o cidadão comum. Já para os homens de negócios, são proporcionadas rodadas de conversações com pessoas de áreas afins. Como também são promovidas palestras por especialistas brasileiros de determinada área, voltadas para os segmentos correspondentes da China, com o objetivo de encaminhar negócios. E, logicamente, ampliar as relações comerciais, tendo em vista que, hoje, a China é o maior mercado para os produtos brasileiros. Hoje, por exemplo, está acontecendo um seminário de cooperação entre Brasil e China na área de Ciência e Tecnologia. Neste campo, os dois países já têm um projeto conjunto desde 1988, para o desenvolvimento de satélites de observação da Terra. Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, este projeto tem permitido avanços significativos, especialmente para as áreas de agricultura e de meteorologia. Dentre os palestrantes desta sexta-feira, levados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, está a diretora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS, dra. Marli Elizabeth Ritter dos Santos, que falará sobre a experiência das universidades brasileiras com transferência de tecnologia por meio dos NITs, Núcleos de Inovação Tecnológica.

Na visita ao pavilhão do Brasil, fui recebido pelo diretor, o gaúcho Pedro Wendler, que se transformou em morador de Xangai para dirigir o empreendimento. Desde janeiro ele está na cidade e aqui deve ficar, no mínimo, até fevereiro de 2011, pois, depois de terminada a feira, em outubro, terá que tratar da desmontagem do pavilhão. Assim como deverá ser feito também pelos demais países que estão presentes à mostra. Isto porque o governo chinês quer aproveitar a valorizada área situada nas duas margens do rio Huangpu. Área que era ocupada por moradias paupérrimas, cujos moradores foram realocados para outros lugares, para ali ser realizada a feira. Passado o evento, o governo vai vendê-la para corporações imobiliárias, as quais já construíram nas imediações os gigantescos prédios que abrigam as empresas dos setores de negócios. Ou seja, o governo comunista busca usufruir as benesses do capitalismo.

 Correio do Povo

JURANDIR SOARES   correio@correiodopovo.com.br

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=261&Caderno=0&Editoria=112&Noticia=155465


 ___________________________________

Veja mais:

Site oficial da ExpoShanghai 2010:  http://en.expo2010.cn/

Página do pavilhão do Brasil na  ExpoShanghai 2010:  http://en.expo2010.cn/c/en_gj_tpl_29.htm






 FotosPavilhão do Brasil na  ExpoShanghai 2010


  FotosPavilhão do Brasil na  ExpoShanghai 2010


 FotosPavilhão do Brasil na  ExpoShanghai 2010
 

 FotosPavilhão do Brasil na  ExpoShanghai 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.