quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ferrosul é tema de reunião binacional Brasil-Uruguai


Agência de Notícias do Estado do Paraná

16/06/2010 

Ferrosul é tema de reunião binacional Brasil-Uruguai 
 
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e o presidente da empresa estatal uruguaia AFE (Administración de Ferrocarriles del Estado), Alejandro Orellano, reuniram-se terça-feira (15) na cidade gaúcha de Santana do Livramento, na fronteira com a cidade uruguaia de Rivera. A reunião foi promovida pela Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e teve por objetivo discutir as possibilidades de cooperação entre as duas empresas com a entrada em funcionamento da Ferrosul, cuja criação, a partir de mudanças nos estatutos sociais da Ferroeste, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, em projeto que aguarda a sanção do governador Orlando Pessuti.

O encontro entre os dois dirigentes ocorreu durante audiência pública sobre a integração ferroviária Brasil-Uruguai, na Câmara Municipal de Livramento, que objetiva retomar a ligação ferroviária entre os dois países, possibilitando que cargas uruguaias possam ser movimentadas pelo Porto de Rio Grande e cargas brasileiras pelo Porto de Montevidéu.
 
A ligação ferroviária promoverá também a integração e o desenvolvimento da região da fronteira sul do Brasil com o Uruguai e a Argentina.

A reunião fez parte de uma série de audiências públicas em municípios das regiões Centro e Fronteira do Rio Grande do Sul, juntamente com a Comissão de Serviços Públicos (CSP) da Assembleia Legislativa gaúcha. As reuniões ocorreram nos dias 14 e 15 nos municípios de Cachoeira do Sul, Santa Maria, São Pedro do Sul, Cacequi, Santana do Livramento e Dom Pedrito e tiveram por objetivo apresentar à região os objetivos de criação da Ferrosul, que são os de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
O deputado gaúcho Fabiano Pereira, organizador da série de audiências públicas, declarou que a Ferrosul uniu todos os gaúchos e se coloca acima de quaisquer diferenças partidárias. Segundo o vereador Sérgio Moreira, de Santana do Livramento, que há mais de cinco anos luta pela reativação da ligação ferroviária entre o Brasil e o Uruguai, depois de muita luta, a Ferrosul traz uma nova esperança para o desenvolvimento da metade sul do Rio Grande, que tem produção, mas não tem logística.

Para o presidente da Ferroeste, nas reuniões ficou claro que a Ferrosul interessa a paranaenses, gaúchos, catarinenses e sul-mato-grossenses, mas também aos paraguaios, uruguaios, argentinos e chilenos. “A Ferrosul é um elemento chave para a integração sul-americana”, disse.


Agência de Notícias do Estado do Paraná
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57238&tit=Ferrosul-e-tema-de-reuniao-binacional-Brasil-Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.