sábado, 27 de outubro de 2012

Pesquisadores traçam "mapa" sobre a abordagem do problema do aquecimeto global na imprensa




Recentemente publicado na revista científica História, Ciências, Saúde-Manguinhos, pelo pesquisador prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro (professor livre docente, associado do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp) e João Cláudio Toniolo, graduado em filosofia pela Unicamp, o estudo acadêmico buscou analisar o perfil das notícias e opiniões expressas pelos editoriais relativos ao tema do "aquecimento global", em alguns dos grandes veículos de comunicações de imprensa do Brasil, como a  Folha de S. Paulo, a Folha.com e o UOL. Os pesquisadores verificaram que do total de 676 notícias analisadas, de uma amostra de 3 mil que o relacionadas ao tema do "aquecimento global", apenas 1% das notícias constituem exceções à abordagem hegemônica de que o fenômeno do "aquecimento" seria causado pelo Homem (tese da causa antrópica ou do aquecimento de causa antrópica). 

Recomendados aos leitores a leitura do artigo, que, em última instância trata do problema da séria dificuldade apresentada pela grande imprensa para abordar de forma mais "imparcial" os debates envolvendo a construção do conhecimento científico, incluindo os debates acadêmicos entre teses antagônicas. As implicações desta dificuldade são ainda mais complexas quando se considera que muitas vezes, as políticas públicas são implementadas com base em uma ou outra tese que não foi amplamente verificada ou comprovada, ou ainda pior, são justificadas com base em hipóteses científicas, quando estas são apenas isso, hipóteses.     


 

CARNEIRO, Celso Dal Ré  & TONIOLO, João Cláudio (2012). A Terra 'quente' na imprensa: confiabilidade de notícias sobre aquecimento global. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol.19, n.2, pp. 369-390. <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v19n2/02.pdf>


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nomeação de praça em Porto Alegre homenageia o professor, jornalista e militante Daniel Herz

Coletiva.net - 22 de Outubro de 2012

Daniel Herz empresta nome a praça em Porto Alegre

Falecido em 2006, jornalista foi reconhecido por seu trabalho pela Democratização da comunicação no Brasil. 

A praça número 3140 – localizada na Rua Paulo Renato Ketzer de Souza com José Miguel da Conceição, no bairro Rubem Berta – passou a chamar-se Jornalista Daniel Koslowsky Herz. Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) para saudar seu ex-diretor, falecido em 2006, a proposta foi acolhida pelo vereador Adeli Sell e formalizada em cerimônia no local, ocorrida neste sábado, 20. Para a concretização da proposta, uma petição pública foi lançada na internet, e contou com adesão de nomes como Santiago, Edelberto Behs, Juarez Fonseca, Ayrton Kanitz, Adroaldo Bauer Corrêa, Flávio Porcello e Ayrton Centeno, entre centenas de pessoas.

Participaram da cerimônia diretores do sindicato, autoridades, amigos e familiares, além dos três filhos do homenageado - Fernando, Guilherme e Ada. "No momento em que o Brasil retoma o Conselho de Comunicação no Congresso Nacional, vemos a importância que se dá à memória do Daniel, reconhecendo o trabalho que teve pela democratização da Comunicação”, relatou José Nunes, presidente do SindJors. Celia Stadnik, viúva do jornalista, se disse feliz por ver reconhecido o trabalho do ex-companheiro . "Achei bonito, diferenciado, lembrando o papel que ele teve na Comunicação", comentou.

Nascido em 29 de dezembro de 1954, em Porto Alegre, Daniel Herz foi um dos fundadores do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e é até hoje referência para os movimentos por uma comunicação mais democrática. Em 1992, tornou-se diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul e, no mesmo ano, passou a atuar como diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Também foi um dos idealizadores do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, do qual fez parte.

Nas discussões sobre a democratização da comunicação, nos anos 1970, Daniel trabalhou pela ampliação e qualificação do debate, mostrando que a comunicação ia além da técnica ou do domínio de uma ferramenta. Daniel faleceu em Porto Alegre, em 30 de maio de 2006, por complicações do mieloma múltiplo.


http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=47385


______________________________________________


Homenagem

Jornalista Daniel Herz é nome de praça na Capital

Na presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e profissionais da área da comunicação foi realizado, no sábado (20/10), ato de descerramento de placa nomeando praça no bairro Rubem Berta de jornalista Daniel Koslowsky Herz. A escolha do homenageado partiu da iniciativa de amigos e jornalistas, companheiros em sua trajetória pela democratização dos meios de comunicação.

“Trata-se de uma justa honraria ao grande militante, professor, sindicalista, escritor, estrategista político, pesquisador e empresário que Daniel Herz foi”, observou Adeli Sell, proponente da homenagem. “O que seria da TV a cabo sem uma legislação adequada?” emendou o parlamentar ao lembrar que a Lei do Cabo foi uma das principais realizações de Herz, pois disciplinou os serviços de TV por assinatura, criando os canais comunitários, universitários, públicos e legislativos, e adotou os conceitos de universalização dos serviços, compartilhamento de infraestrutura e controle público. 

Emociados com o ato, os familiares agradeceram pela iniciativa da Câmara Municipal. “É uma emoção e um reconhecimento muito grande ouvir de todos vocês a importância que o nosso Daniel teve para a sociedade. Saber que publicamente é reconhecido é uma honra para todos nós”, disse Célia Stadnik, víuva do jornalista falecido em 2006. Os filhos Fernando (27), Guilherme (21) e Ada (16) também acompanharam o ato. 

Sindjors
Da sua trajetória, merece destaque o fato de ter sido um dos fundadores do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul em 1992, aos 37 anos. Sua contribuição foi fundamental em diversos aspectos, principalmente depois que passou a atuar, no mesmo ano, como diretor da Federação Nacional dos Jornalistas.

"No momento em que o Brasil retoma o Conselho de Comunicação no Congresso Nacional, vemos a importância que se dá à memória do Daniel, reconhecendo o trabalho que teve pela democraitzação da Comunicação. Por isso o Sindicato está na luta pelo Conselho Estadual de Comunicação, e esse papel o Daniel soube fazer muito bem. O Sindicato está fazendo o que ele propôs, de uma verdadeira democracia na Comunicação, ao contrário dos donos da mídia, que estão querendo apenas o monopólio. É uma honra poder homenagear Daniel Herz", relatou José Maria Rodrigues Nunes, presidente do Sindjors. Nunes ainda entregou aos familiares medalha em comemoração aos 70 anos do Sindicato, celebrado neste ano. 

A praça que ganhou o nome de Daniel Herz está localizada na Rua Paulo Renato Ketzer de Souza com Rua José Miguel da Conceição, Zona Norte da cidade. O local é referência importante para a comunidade, sendo utilizada para esportes e lazer.

Tatiana Feldens
Gabinete do vereador Adeli Sell (PT)