Computerworld
21/07/2017
Países do Mercosul vão discutir regras para comércio eletrônico transfronteiriço
Da Redação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsTCPWY0Z5JSI7I-IeCXoPirwUVxLFjDVtyd5LqRmNDgCa6Bi90EilkZFfs5_iHxSnB4pHxW6T_EmLF2WgQKzKLBLbHq-Yj4CneLV62dUj9i2dlNXsLHFPChgx1ysUe2wKp7nN8yYfQD4w/s320/E-commerce+2.png)
Os ministros de Indústria, Comércio e Serviços presentes na 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados, em Mendoza, na Argentina, decidiram incluir o tema comércio eletrônico transfronteiriço nas discussões do bloco econômico. A inclusão do tema foi sugerida pelo ministro brasileiro Marcos Pereira. Ele reiterou que, no Brasil, o tema é permanentemente acompanhado no Fórum de Competitividade do Varejo, iniciativa liderada pelo MDIC. "Temos um espaço de discussão de temas importantes para o setor varejista, no qual acompanhamos as tendências do mercado e tentamos criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do setor ", disse.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-f_RdSDgc-N3j-qcNPbRT7l1DEaZdh-TmVlOsPupzF_Wn5EJ8HHr9mmkLUBSCMzEriyzkORdC6ujN8vnqBWQyQEAUh-hSMhj4YcVWvgf877GGZ9R8FDeU0Ac4XBw1iuazQ0v7IyLXZSJg/s1600/e-commerce+comercio+eletr%25C3%25B4nico+comercio+digital+-+compras+pela+internet+.png)
Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, é imprescindível olhar para o natural desenvolvimento do setor. "O comércio online é a evolução natural do varejo tradicional no mundo inteiro já há alguns anos. As empresas já trabalham com estratégias cross border. Precisamos iniciar as discussões para a regulação desse mercado dentro do bloco", disse.
Maia explicou ainda que o tema vem sendo discutido no Brasil de forma sistêmica. "A Secretaria tem se reunido com todo o ecossistema que engloba o setor de varejo eletrônico, como os lojistas, representantes dos meios de pagamento, de logística e inovação”. A intenção, segundo ele, é desenhar uma política pública para a integração do comércio transfronteiriço no Brasil e estender essas discussões para o Mercosul.