Agência de Notícias do Estado do Paraná
16/06/2010
Ferrosul é tema de reunião binacional Brasil-Uruguai
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, e o presidente da empresa estatal uruguaia AFE (Administración de Ferrocarriles del Estado), Alejandro Orellano, reuniram-se terça-feira (15) na cidade gaúcha de Santana do Livramento, na fronteira com a cidade uruguaia de Rivera. A reunião foi promovida pela Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e teve por objetivo discutir as possibilidades de cooperação entre as duas empresas com a entrada em funcionamento da Ferrosul, cuja criação, a partir de mudanças nos estatutos sociais da Ferroeste, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, em projeto que aguarda a sanção do governador Orlando Pessuti.
O encontro entre os dois dirigentes ocorreu durante audiência pública sobre a integração ferroviária Brasil-Uruguai, na Câmara Municipal de Livramento, que objetiva retomar a ligação ferroviária entre os dois países, possibilitando que cargas uruguaias possam ser movimentadas pelo Porto de Rio Grande e cargas brasileiras pelo Porto de Montevidéu.
A ligação ferroviária promoverá também a integração e o desenvolvimento da região da fronteira sul do Brasil com o Uruguai e a Argentina.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2JTwsWuYob8ByJocLFw-1TeQcNZiQkE8Yd9IYHe_tAZu5hbuxfRwCx5uWRAAsUKaL0CQ6UqwcW_EI1vbkGN4TZsHE3MKGU7Wy2Yvc6OeMUjrpkqQIlZafT4T6U3wFsR8BB8EYDXbX3DAT/s320/Trem+ferrovia+a%C3%A7o.jpg)
O deputado gaúcho Fabiano Pereira, organizador da série de audiências públicas, declarou que a Ferrosul uniu todos os gaúchos e se coloca acima de quaisquer diferenças partidárias. Segundo o vereador Sérgio Moreira, de Santana do Livramento, que há mais de cinco anos luta pela reativação da ligação ferroviária entre o Brasil e o Uruguai, depois de muita luta, a Ferrosul traz uma nova esperança para o desenvolvimento da metade sul do Rio Grande, que tem produção, mas não tem logística.
Para o presidente da Ferroeste, nas reuniões ficou claro que a Ferrosul interessa a paranaenses, gaúchos, catarinenses e sul-mato-grossenses, mas também aos paraguaios, uruguaios, argentinos e chilenos. “A Ferrosul é um elemento chave para a integração sul-americana”, disse.
Para o presidente da Ferroeste, nas reuniões ficou claro que a Ferrosul interessa a paranaenses, gaúchos, catarinenses e sul-mato-grossenses, mas também aos paraguaios, uruguaios, argentinos e chilenos. “A Ferrosul é um elemento chave para a integração sul-americana”, disse.
Agência de Notícias do Estado do Paraná
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57238&tit=Ferrosul-e-tema-de-reuniao-binacional-Brasil-Uruguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.