Mostrando postagens com marcador Mercosul. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mercosul. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Geopolítica da Integração : Bolívia se torna membro pleno do Mercosul

Prensa Latina, 05/07/2024

 

 

 

 

Presidente da Bolívia promulga lei de adesão ao Mercosul


Bianka de Jesus

La Paz, 5 jul (Prensa Latina) : O presidente Luis Arce promulgou a Lei 1.567 do Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), evento que qualificou hoje como “estratégico” nas redes sociais.
 

Luis Arce presidente da Bolívia

Arce declarou em sua conta no X( antes Twitter) que “o Projeto de Adesão ao Mercosul foi apresentado à Assembleia Legislativa Plurinacional em 15 de dezembro de 2023. Em 14 de junho de 2024 foi aprovado na Câmara dos Deputados e em 3 de julho de 2024 na Câmara dos Senadores (…)”.

O dignitário sustentou que “depois de quase 7 meses, finalmente (…) enviaram-nos a lei sancionada, e neste mesmo dia nós a promulgamos imediatamente (sic)”.

Considerou que, com esta incorporação, a Bolívia fará parte de um “importante espaço” de integração regional, intercâmbio comercial e fortalecimento produtivo, o que permitirá ao país se tornar um eixo articulador na região.

O artigo único da Lei 1.567 estabelece que “(…) fica ratificado o Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao Mercosul, assinado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, em 17 de julho de 2015, e cujo texto faz parte desta lei”.



A ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa, explicou esta sexta-feira em entrevista coletiva que além dos benefícios comerciais, a entrada no bloco beneficiará os mais de dois milhões de bolivianos residentes nos países-membros.

Insistiu que esta condição lhes permitirá adquirir a condição de Cidadãos do Mercosul, o que lhes oferece direitos e benefícios muito favoráveis ​​à sua qualidade de vida.

Sosa informou que na próxima segunda-feira Arce participará da Cúpula do Mercosul no Paraguai, onde será realizado um evento especial para apresentar a Lei 1.567.

Lá deverá formalizar o Depósito do Instrumento de Ratificação do Protocolo de Adesão ao Mercosul no Ministério das Relações Exteriores daquele país, depositário do documento.

Ingresso da Bolívia como membro pleno deve marcar Cúpula do Mercosul

Há oito anos, a Bolívia iniciou o processo de adesão ao Mercosul, que ficou paralisado devido à falta de aprovação no Legislativo do Brasil, obstáculo que foi superado após a chegada à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva e os esforços envidados antes dele pelo seu homólogo boliviano.

Após esse passo, a Bolívia terá um prazo de até quatro anos para adotar toda a bagagem regulatória do bloco e consolidar o livre comércio recíproco com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Com a conclusão deste processo, os bolivianos terão uma série de benefícios como a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos em toda esta área.

Da mesma forma, serão eliminados os obstáculos aduaneiros e as restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e qualquer outra medida equivalente.


Fonte: <https://www.prensalatina.com.br/2024/07/05/presidente-da-bolivia-promulga-lei-de-adesao-ao-mercosul/>

 

 


 

IIRSA - Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana





La geopolítica de Bolivia - Mapas de El Orden Mundial - EOM

Fonte: La geopolítica de Bolivia <https://elordenmundial.com/mapas-y-graficos/geopolitica-bolivia/>




quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Conversatorio Académico “Impactos de la pandemia en la Integración Regional”

 

 

Hoy jueves 25 de noviembre a las 19:30 hs se realizará el Conversatorio Académico “Impactos de la pandemia en la Integración Regional” como segundo encuentro del Foro Internacional Integración y Cooperación Económica que funciona bajo su órbita.

El Conversatorio se desarrolla en el marco de las distintas actividades de internacionalización que encabeza el Observatorio de Comercio Internacional (OCI) del Departamento de Ciencias Sociales de la UNLu.

En esta actividad también participan:
- Núcleo de Estudios Estratégicos, Geopolítica e Integración Regional (UNILA-BR).
- Observatorio de Integración Regional (UNILA-BR).
- Observatorio Latinoamericano de Coronavirus (UNILA-BR).
- Observatorio GeoHistórico (UNLu-AR).

Los expositores realizarán una presentación de alrededor de 15 minutos cada uno para luego debatir sobre las perspectivas de integración en la región. La actividad será transmitida por el Canal de YouTube NOCI.

Desde la organización del evento mencionan que “es importante destacar el acompañamiento de los colegas del vecino país que presenta una continuidad a la actividad iniciada el 08/07/2021 entre las distintas universidades de Argentina y Brasil".


 

 

 

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Vídeo Debate: "Cooperação Técnica Internacional: Saúde e Educação"


Canal do NEEGI no Youtube

06/agosto/2020

"Cooperação Técnica Internacional: Saúde e Educação"📺






Debates Online do NEEGI


"Cooperação Técnica Internacional: Saúde e Educação" 
Neste programa ao vivo do NEEGI contamos com a presença do Prof. Dr. Bruno Sadeck. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília - UnB (2006) e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) na linha de Política Internacional. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no curso de Relações Internacionais. O professor Bruno atuou na Assessoria Internacional (coordenador do Setor Educacional do MERCOSUL) e na Secretaria de Regulação e na Supervisão da Educação Superior - SERES (colaborador técnico) do Ministério da Educação. Também trabalhou na Secretaria de Relações Institucionais (Subchefia de Assuntos Federativos) da Presidência da República e na Secretaria Nacional de Articulação Social. 
 Para verificar o currículo dos palestrantes e debatedores, basta acessar os links a seguir: 
Prof. Dr. Lucas Kerr Oliveira | http://lattes.cnpq.br/4584511557852332 
Prof. Dr. Bruno R. Viana Sadeck Santos | http://lattes.cnpq.br/4903586823158464

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Mercosul prevê compartilhamento do atendimento em saúde


Agência Saúde
Ministério da Saúde
 05 de Dezembro de 2019

 Mercosul prevê compartilhamento do atendimento em saúde


Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram acordo para oferta de atendimento médico em condição de reciprocidade e complementaridade

Os moradores das cidades fronteiriças dos países do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, passarão a ter acesso aos serviços de saúde em ambos os lados da fronteira. É o que prevê um dos Acordos de Cooperação assinados nesta quinta-feira (5), pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), durante a 55ª Cúpula de Presidentes do Mercosul.

No acordo entre os países, o esforço será para que, de forma recíproca, sejam oferecidos atendimentos médicos às populações das cidades gêmeas. As ações podem ser combinadas entre dois ou até três países que compartilhem a mesma região de maior trânsito local de pessoas. O acordo foi finalizado pelos chanceleres dos países membros no âmbito do subgrupo de integração fronteiriça do Mercosul e tem como objetivo facilitar a vida da população dessas regiões.

O Brasil possui fronteira de cerca de 3.700 km com os países do Mercosul. Pelo texto aprovado, os estados partes (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) poderão conceder outros direitos que acordarem bilateralmente ou trilateralmente, inclusive atenção médica nos serviços públicos de saúde em condições de reciprocidade e complementaridade.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta integrou a comitiva do o presidente da República, Jair Bolsonaro que encerrou o período de presidência pró-tempore do Mercosul. Os presidentes da Argentina, Maurício Macri; do Paraguai, Mario Abdo Benítez e a vice-presidente do Uruguai, Lúcia Topolansky, representando o presidente Tabaré Vásquez, assinaram ainda, acordos diplomáticos de cooperação policial na fronteira, transporte de produtos perigosos, serviços financeiros, defesa do consumidor e reconhecimento recíproco de assinaturas digitais.

A saúde nas fronteiras, no âmbito do Mercosul, vem sendo tratada, ao longo deste ano, com a intensificação de ações de vacinação; a formalização da Rede de Bancos de Leite Humano; rodada de negociação conjunta de Medicamentos de Alto Custo; e a declaração sobre hepatites virais. Durante a reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, ocorrida em São Paulo no dia 1º de novembro de 2019, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu o fortalecimento da cooperação técnica entre os quatro países membros do Mercosul para intercâmbio de experiências e ações conjuntas nas fronteiras.


Por Roberto Chamorro, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2745





Publicado originalmente no Portal do Ministério da Saúde:

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Países do Mercosul discutem regras para integração econômica através do e-commerce







Computerworld


21/07/2017
  

Países do Mercosul vão discutir regras para comércio eletrônico transfronteiriço


Da Redação



Os ministros de Indústria, Comércio e Serviços presentes na 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados, em Mendoza, na Argentina, decidiram incluir o tema comércio eletrônico transfronteiriço nas discussões do bloco econômico. A inclusão do tema foi sugerida pelo ministro brasileiro Marcos Pereira. Ele reiterou que, no Brasil, o tema é permanentemente acompanhado no Fórum de Competitividade do Varejo, iniciativa liderada pelo MDIC. "Temos um espaço de discussão de temas importantes para o setor varejista, no qual acompanhamos as tendências do mercado e tentamos criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do setor ", disse.



Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, é imprescindível olhar para o natural desenvolvimento do setor. "O comércio online é a evolução natural do varejo tradicional no mundo inteiro já há alguns anos. As empresas já trabalham com estratégias cross border. Precisamos iniciar as discussões para a regulação desse mercado dentro do bloco", disse.



Maia explicou ainda que o tema vem sendo discutido no Brasil de forma sistêmica. "A Secretaria tem se reunido com todo o ecossistema que engloba o setor de varejo eletrônico, como os lojistas, representantes dos meios de pagamento, de logística e inovação”. A intenção, segundo ele, é desenhar uma política pública para a integração do comércio transfronteiriço no Brasil e estender essas discussões para o Mercosul.




Fonte: Computerworld





quarta-feira, 29 de maio de 2013








Blog do Miro,  terça-feira, 28 de maio de 2013 

EUA conspiram na Aliança do Pacífico

Por Altamiro Borges





 O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, chega nesta quarta-feira (28) ao Brasil. Entre outros motivos da visita, o representante do império em declínio tenta fazer vingar o novo projeto de colonização da América Latina e Central, a chamada Aliança do Pacífico. Na segunda-feira, na primeira parada da sua viagem pela região, ele afirmou ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que os EUA têm o maior interesse no fortalecimento do novo bloco comercial e que o seu país deseja participar da iniciativa como “observador”. Pura balela! O império aposta as suas fichas na Aliança do Pacífico para enfraquecer o Mercosul e outras iniciativas de integração soberana da região.



O novo bloco foi criado em junho passado e reúne Colômbia, Chile, México e Peru. Com exceção do último país, todos os demais são governados por forças de direita que têm sólidos vínculos com os EUA. Como confessou a Folha num artigo publicado nesta quarta-feira, “especialistas veem na aliança um possível isolamento do Brasil e do Mercosul”. A inesperada turnê do vice-presidente teria como objetivo aplainar este terreno. Joe Biden manterá reuniões com executivos de multinacionais e com a presidente da Petrobras, Graça Foster. “De acordo com o consulado norte-americano, o objetivo da viagem é estreitar os laços bilaterais e aumentar a cooperação entre os dois países”, relata a Folha.

Diferentemente do que divulga a mídia colonizada, porém, a Aliança do Pacífico não tem qualquer intenção de reforçar a cooperação entre as nações da América Latina. Na prática, ela é uma tentativa de reedição da fracassada Área de Livre Comércio das Américas (Alca), uma iniciativa colonialista dos EUA que foi enterrada a partir da resistência dos governos progressistas da região. Como aponta o jornalista Mauro Santayana, um nacionalista convicto, “os adversários históricos [da integração soberana da América Latina] não descansam” e a Aliança do Pacífico é mais uma investida imperial, “sob a liderança dos Estados Unidos e da Espanha”, para enfraquecer o Mercosul.