quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ollanta Humala assume a Presidência no Peru, defendendo o desenvolvimento, a inclusão social e a integração sul-americana

Sul 21

28/07/11

Humala toma posse com promessa de inclusão social e desenvolvimento

Dilma participa da posse de Humala nesta quinta | 
Foto: Palácio do Planalto/Divulgação
Da Redação
Ollanta Humala assume nesta quinta-feira (28) a presidência do Peru com a promessa de encarar a falta de emprego no país e o elevado percentual de pobreza – aproximadamente 30% da população são considerados na faixa de pobreza. O nacionalista Humala venceu uma disputa acirrada com a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). A eleição de Humala reflete a tendência crescente de governos progressistas e integracionistas na América Latina.

Analistas políticos também apontam a necessidade de manter a estabilidade econômica de um país que, na última década, manteve índices de crescimento invejáveis e distribuir a renda aos setores mais marginalizados, que votaram nele. A exemplo do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, Humala quer ampliar os programas sociais como o Juntos – a versão peruana do Bolsa Família, que atende a 471 mil famílias.

“O grande desafio de Humala será repetir o modelo de Lula: conseguir fazer um processo de inclusão social gradual, que satisfaça as aspirações daqueles que votaram nele porque querem uma mudança”, disse o analista político argentino Rosendo Fraga, do Centro de Estudos Nova Maioria.


Humala foi eleito presidente no último dia 19 de junho, com 51,5% dos votos. Ele seguiu os passos de Lula com a divulgação na campanha de uma Carta ao Povo Peruano, comprometendo-se a manter a estabilidade econômica e prometendo uma melhor distribuição da renda. Após a vitória, Humala deu um sinal claro de que a adoção de políticas sociais não implicaria em uma mudança da política econômica, que permitiu ao país crescer mais de 8% no ano passado.

Dilma participa da posse de Ollanta Humala no Peru

A presidenta Dilma Rousseff inicia nesta quinta-feira (28) uma agenda de dois dias voltada para as relações com vizinhos da América do Sul ao participar da posse do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, em Lima. Além de Dilma, outros quatorze chefes de Estado já confirmaram suas presenças. A cerimônia começa no Congresso Nacional e termina com um almoço oferecido por Humala, no Palácio do Governo.

A presidenta está no Peru desde a noite de quarta (27) e retorna ao Brasil no fim do dia. Na sexta (29), Dilma recebe a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, como parte da agenda periódica de encontros bilaterais. Dilma deve participar ainda de uma reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

“O continente tem que estar preocupado com a situação mundial porque estamos assistindo a modelos econômicos derretendo”, disse o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, em entrevista a imprensa.

Segundo ele, uma recessão nos países desenvolvidos afetara a região – especialmente as economias de países como o Peru, que dependem mais de exportações. Daí a importância de uma maior integração regional e da busca de novos mercados, como China e Índia.



Com informações da Agência Brasil e da TeleSURtv





O Peru e a Bolívia são países basolutamente estratégicos para viabilizar a Integração Sul-Americana. Dentre os principais projetos de contrução de Infraestrutura para a Integração Regional, através da IIRSA (atualmente coordenados pelo COSIPLAN da UNASUL), três importantes projetos incluem Peru e Bolívia, incluindo os projetos de integração entre Atlântico e Pacífico, chegado até o Peru e o Chile, passando pelo norte do Brasil ou pela Bolívia, além da integração dos países da Amazônia, incluindo a construç]ão de hidrovias, ferrovias e rodovias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.