sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novo governo do Quirguistão quer fechar base dos EUA no país

 
08/04/2010 

Novos líderes do Quirguistão querem fechar base dos EUA

Ordem é manter apenas uma base estrangeira no país, a russa; Putin apoia governo
 
Reuters

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/novos-lideres-do-quirguistao-querem-fechar-base-dos-eua-20100408.html

Os autoproclamados novos líderes do Quirguistão agradeceram nesta quinta-feira (8) a Rússia por ajudarem a depor o presidente Kurmanbek Bakiyev e manifestaram a intenção de fechar uma base aérea dos EUA no país, que dá apoio às forças no Afeganistão.

Essas declarações colocam a deposição de Bakiyev, que nesta quarta-feira (7) fugiu da capital em meio a uma rebelião popular, firmemente no contexto da rivalidade entre as duas superpotências na Ásia Central.

Assim que os presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev assinaram em Praga um novo acordo de redução de arsenais nucleares, como parte do seu esforço para "relançar" as relações bilaterais após uma fase de afastamento, uma importante autoridade que participava da delegação russa já defendia que os novos governantes quirguizes fechassem a base de Manas.

Esse funcionário, que pediu anonimato, lembrou que Bakiyev não havia cumprido tal promessa, e disse que deveria haver apenas uma base estrangeira no Quirguistão - a russa.

Omurbek Tekebayev, ex-líder oposicionista encarregado de questões constitucionais no novo governo da ex-república soviética do Quirguistão, afirmou que "a Rússia teve seu papel na deposição de Bakiyev":

- Vocês viram o grau de alegria da Rússia ao ver que Bakiyev havia ido. Então agora há uma grande probabilidade de que a duração da presença da base aérea dos EUA no Quirguistão seja abreviada.

Nesta quarta-feira (8) o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, havia negado qualquer participação do seu país na revolução quirguiz, mas ele se tornou na prática o primeiro líder estrangeiro a reconhecer o novo governo, ao conversar por telefone com a presidente interina Roza Otunbayeva.

O comando militar russo anunciou o envio de 150 paraquedistas para a base russa de Kant, no Quirguistão, e assessores de Medvedev disseram que os militares protegeriam cidadãos russos que estejam na embaixada e em outras instalações diplomáticas.

Otunbayeva, que ajudou a levar Bakiyev ao poder, em 2005, e foi sua ministra de Relações Exteriores, disse que o novo governo controla praticamente todo o país, exceto Osh e Jalalabad, reduto político de Bakiyev, no sul. Ela disse também que conta com o apoio das forças armadas e dos guardas de fronteira.

Segundo ela, a situação econômica do Quirguistão é "bastante alarmante", e o país precisará de ajuda internacional. Ela afirmou que Putin lhe perguntou no telefonema como a Rússia poderia ajudar. Ela disse a uma rádio russa:

- Concordamos que o meu vice e ex-primeiro-ministro da república, Almaz Atambayev, viajará a Moscou e formulará nossas necessidades.

Otunbayeva disse que Bakiyev está em Jalalabad:

- O que fizemos ontem foi a nossa resposta à repressão e à tirania contra o povo pelo regime de Bakiyev.
Copyright Thomson Reuters 2009

R7 Notícias
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/novos-lideres-do-quirguistao-querem-fechar-base-dos-eua-20100408.html


    * Rússia envia reforços militares


    * Presidente derrubado quer voltar


    * Governo interino diz que haverá eleições



________________________________________________________

Mapa: Quirquistão e Ásia Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.