sexta-feira, 30 de julho de 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

Diplomacia: Unasul amplia negociações para tentar um acordo entre Venezuela e Colômbia

Agência Brasil
27/07/2010

Unasul intensifica negociações para tentar um acordo amanhã entre Venezuela e Colômbia

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil


Brasília – Às vésperas da reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países que compõem a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito, para discutir a crise entre Venezuela e Colômbia, o governo do presidente do Equador e pro tempore do bloco, Rafael Correa, afirmou que há um esforço coletivo para a busca de um acordo. Hoje (27) o governo colombiano propôs a criação de um fórum dentro da Unasul para a discussão do tema. A reunião entre os ministros está marcada para amanhã (28) à tarde.

sábado, 24 de julho de 2010

Brasil e Turquia continuam defendendo solução diplomática para a questão do programa nuclear do Irã

Agência Brasil

24/07/2010

Brasil, Turquia e Irã retomam negociações sobre programa nuclear

Renata Giraldi 
Repórter da Agência Brasil 


Brasília – Um mês e meio depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma série de sanções ao Irã, o Brasil e a Turquia voltam a discutir sobre o programa nuclear iraniano. Os ministros das Relações Exteriores iraniano, brasileiro e turco têm um almoço marcado para amanhã (25), em Istambul, na Turquia. Antes, os ministros brasileiro Celso Amorim e o turco, Ahmet Davutoglu, têm uma reunião separada.

Diplomatas brasileiros que acompanham o assunto afirmaram à Agência Brasil que o almoço entre os representantes dos três países é uma resposta a um pedido do ministro das Relações Exteriores do Irã, Manuchehr Mottaki. Ao final do encontro, os chanceleres deverão conceder uma entrevista coletiva.

sábado, 17 de julho de 2010

Crescimento das relações comerciais e políticas entre Brasil e Argentina fortalece a Integração Sul-Americana

Agência Brasil

17/07/2010

Relação política e comercial entre Brasil e Argentina é o eixo para a integração da América Latina
Luiz Antônio Alves

Correspondente da Agência Brasil na Argentina


Buenos Aires - A relação entre o Brasil e a Argentina é o eixo central que poderá permitir a construção de uma América Latina e caribenha integrada e de um Mercosul fortalecido. Na medida em que o entendimento político entre os dois países torna-se mais sólido, as questões que provocam atritos pontuais são resolvidas graças aos mecanismos de aproximação já consolidados, como é o caso das reuniões entre os presidentes, ministros e autoridades dos dois governos. A existência de diferenças de entendimento sobre determinados temas não é grave. O importante é que elas possam ser tratadas em ambiente institucional de diálogo, e isso já existe entre os dois países.