Agência Brasil, 27/01/2013
Médicos da Força Aérea vão ajudar no atendimento a feridos em Santa Maria (RS)
Vitor Abdala
Rio de Janeiro – Um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) vai transportar equipes de médicos do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio, para Santa Maria (RS), onde um incêndio deixou mais de 200 mortos e dezenas de feridos. A aeronave sairá da Base Aérea do Galeão com cirurgiões-gerais, cirurgiões plásticos, médicos intensivistas e enfermeiros.
Equipes médicas do Hospital da Aeronáutica de Canoas (RS) também serão deslocadas para Santa Maria. Helicópteros Blackhawk, que ficam sediados na Base Aérea de Santa Maria, já estão sendo usados no apoio às vítimas do incêndio.
A FAB também colocou à disposição das autoridades locais as aeronaves C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e SC-105 Amazonas, que podem servir de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).
Edição: Carolina Pimentel
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/01/medicos-da-forca-aerea-vao-ajudar-no-atendimento-a-feridos-em-santa-maria-rs
Leia também
Corpo de Bombeiros revisa para 232 número de mortos em tragédia de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria convoca psicólogos e assistentes sociais para atender a familiares de vítimas de incêndio
Saiba como ajudar as vítimas do incêndio em Santa Maria
Voluntários organizam sistema de hospedagem solidária para parentes de vítimas de tragédia em Santa Maria
Dilma Rousseff decreta luto oficial de três dias devido à tragédia no RS
Após tragédia em boate, governo do Rio Grande do Sul pede que comunidade se mobilize para doação de sangue
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Em coletiva, Dilma se emociona com a tragédia de Santa Maria (RS)
Presidenta Dilma visita familiares de vítimas da tragédia em Santa Maria
_______________________________________________________
Tarso Genro: Tragédia enluta todo Brasil
Após tragédia em Santa Maria, governo pede que comunidade se mobilize para doação de sangue
_______________________________________________________
Corpos das vítimas do incêndio na Boate Kiss são levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Mais de 230 pessoas morreram na tragédia, a maioria estudantes da UFSM. (foto: Wilson Dias/AgênciaBrasil)
_______________________________________________________
Leitura da lista de internados no Hospital de Caridade de Santa Maria (Foto: Yuri Weber / A Razão)
_______________________________________________________
Presidenta Dilma visita familiares de vítimas da tragédia em Santa Maria
Dilma decreta luto oficial de três dias pelas vítimas da tragédia em Santa Maria
Dilma lamenta tragédia em Santa Maria
_______________________________________________________
Portal da Força Aérea Brasileira, 27/01/2013 - 20h47
FAB : Nota Oficial n. 1 (27 jan 13h) - Tragédia em Santa Maria
A Força Aérea Brasileira está em ação por conta da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo (27/01). A cidade é sede de uma Base Aérea, onde helicópteros H-60 Blackhawk já atuam nos trabalhos de apoio às vítimas do incêndio.
Aeronaves C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e SC-105 Amazonas estão de prontidão para cumprir missões de UTI aérea.
Uma aeronave C-130 Hércules transportará uma equipe médica e suprimentos para o atendimento de feridos. Equipes de cirurgia geral e plástica, médicos intensivistas e enfermeiros do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) foram mobilizadas para auxiliar no atendimento aos feridos.
Brasília, 27 de Janeiro de 2013
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=13975
_______________________________________________________
Vídeo mosta primeiros instantes do resgate no incêndio em Santa Maria
_______________________________________________________
Portal da Força Aérea Brasileira, 27/01/2013 - 20h49
FAB : Nota Oficial N. 2 (27 jan 20h) - Tragédia em Santa Maria
A Força Aérea Brasileira prossegue apoiando as vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo (27/01).
As ações continuadas nesta tarde constam de:
1 – Transporte de equipe médica multidisciplinar do Hospital de Força Aérea do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, composta de cirurgião plástico especializado em queimados, cirurgião geral, médico intensivista, equipe de enfermeiros especializados em tratamento de queimados e material de suprimento médico e cirúrgico referente às necessidades do ocorrido.
2 – Transporte de equipe médica do Hospital de Aeronáutica de Canoas, localizado no Rio Grande do Sul, composta de psicólogos, médicos e enfermeiros que apoiam a equipe de legistas em Santa Maria, além de se somarem àqueles profissionais que prestam apoio às famílias das vítimas.
3 – Disponibilização, desde a fatídica ocorrência, dos meios de combate a incêndio e dos serviços de socorro imediato (ambulâncias e serviço médico do Hospital da Base Aérea de Santa Maria).
4 – Disponibilização de aeronaves de grande porte (C-130 Hércules), médio porte (C-105 Amazonas e C-97 Brasília), de pequeno porte (C-95 Bandeirante e C-98 Caravan) e cinco helicópteros H-60 Black Hawk para as diversas necessidades que se apresentam como o transporte de equipes de médicos (especialistas, cirurgiões e legistas), o transporte de sobreviventes que necessitam de remoção para outros centros de apoio e o transporte de vítimas fatais para o estado do Rio Grande do Sul e fora deste.
5 – Até às 19h30 deste domingo, 24 vítimas já haviam sido transportadas para tratamento no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), em aeronaves da FAB. Foram 14 voos, a maioria em helicópteros, que pousam no Parque Farroupilha, o que facilita o acesso ao HPS.
6 – Disponibilização de aeronave C-99 EMBRAER 135, para transporte de equipe de técnicos e peritos do Ministério da Integração Nacional, de Brasília para Santa Maria
7 – Disponibilização de aeronave C-99 EMBRAER 145, que se encontra em prontidão, com tripulação e equipe à postos.
8 – Transporte de respiradores provenientes de Sorocaba e de Porto Alegre.
Lamentavelmente, seis militares do efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM) foram vitimados no incêndio. Destes, cinco faleceram.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=13977