terça-feira, 28 de setembro de 2021

Ciclo de Palestras de Geopolítica: "Geopolítica na América Latina no pós-pandemia"

 

 

Nesta terça-feira 28/09 temos nosso último debate do Ciclo de Palestras com o tema “Geopolítica da América Latina no pós-pandemia”. Vamos contar com as participações do Prof. Dr. Neilson Santos Meneses (UFS) e do Prof. Dr. André Luis André (UFS/PPG ICAL). 


Neilson Santos Meneses é doutor em ordenamento territorial e meio ambiente, pela Universidade Zaragoza-Espanha, possui Mestrado, especialização e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É autor de artigos científicos, capítulos de livros, co-autor do livro Introdução ao Pensamento Geográfico, (Editora UFS/CESAD). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia humana, população e planejamento urbano. Atuou na implantação e Formatação do Observatório de Gestão Pública Participativa da UFS e da Universidade Aberta a Terceira Idade da UFS. 

André Luís André é doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É autor de material didático para o ensino de Geografia, e de 2013 a 2019 foi professor de geografia da UNILA, participa permanente do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos na América Latina entre 2013 e 2019. Desenvolveu pesquisas e orientações ligadas às dinâmicas urbanas na fronteira trinacional - Brasil, Argentina e Paraguai -, e a correlação entre Geopolítica, acumulação sistêmica e cidades latino-americanas. Participa dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA), do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração (NEEGI), e do Grupo de Estudos de Geopolítica, Cidade e Fronteira (GECIFRO). Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Pesquisa da UNILA, foi Presidente do Comitê Local de Iniciação Científica e coordenador institucional em relação às agências de fomento: CNPq e Fundação Araucária. Desde de 2019 transferiu-se para Universidade de Federal de Sergipe, onde atua como professor do Departamento de Geografia do Centro de Educação e Ciências Humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.