sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional discute reaparelhamento das Forças Armadas

Agência Senado

 14/10/2011


CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas 
Augusto Castro 


 Dando continuidade à série de audiências públicas sobre os rumos da política externa brasileira, os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizam na segunda-feira (17), às 18h, o debate "Estratégia nacional de defesa - Reaparelhamento das Forças Armadas e indústria bélica: aquisição de armas e transferência de tecnologia". 


Foram convidados como palestrantes o consultor da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (Abimde), Cláudio Moreira; o coordenador do Curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), professor Gunther Rudzit; o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli; e o presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) e ex-vice-presidente do BNDES, professor Darc Antonio da Luz Costa. 

A CRE vem realizando desde o início do ano encontros sob o tema "Rumos da Política Externa Brasileira (2011-2012)". O atual ciclo de palestras é dedicado à defesa nacional. Os outros temas já debatidos foram "Geopolítica e Relações Internacionais" e "Economia e Finanças". 













Avião de 5a geração chinês J-20. Os testes bem sucedidos do J-20 na China e do Pak-FA Su-50 da Rússia, consolidam o fato de que três das potências dominantes no mundo já possuem de caças de 5a geração (incluindo os EUA com os caças F-22 e o F-35). Enquanto isso o Brasil está rediscutindo o futuro do programa FX-2, que previa a aquisição de uma aeronave de superioridade aérea regional, mas os três finalistas da concorrência são aeronaves de 4a geração (Rafale, F-18 e Gripen). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.