quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Trabalhadores do setor bancário em greve pedem apoio ao governo Dilma para enfrentar os bancos

Carta Maior

11/10/2011  

Greve chega ao 15º dia e bancários pedirão audiência com Dilma


Segunda e última proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com reajuste de 8%, foi feita em 23 de setembro. Bancários querem 12,5%, dizem que já há 9.090 agências fechadas em todo o país e pedem reunião com presidenta Dilma Rousseff. "Estamos sofrendo pressões de todos os lados", diz Carlos Cordeiro, da Contraf-CUT.



"Nós já enviamos uma carta aos bancos solicitando a reabertura das negociações, mas sequer obtivemos resposta", disse à Carta Maior o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. Segundo ele, a estratégia dos banqueiros tem sido de "ameaças, corte de salários e demissões". "Estamos sofrendo pressões de todos os lados, mas a ordem é reforçar a greve".

Para pressionar por uma nova rodada de negociação, o comando de greve decidiu solicitar um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Os bancários ainda não sabem se o encontro ocorrerá. Mesmo o presidente Lula, próximo aos sindicalistas, costumava optar pela distância durante as greves do setor realizadas em seu governo.


Contatada pela Carta Maior, a assessoria de comunicação da Febraban disse que a entidade mantém sua última proposta e que "não há fatos novos para comentar". O último comunicado oficial divulgado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o braço sindical da Febraban, foi divulgado em 29 de setembro.

“A solução não é apresentar propostas sucessivas unilaterais para serem liminarmente rechaçadas, como o foram as duas já apresentadas. Isso criaria mais entraves à negociação e, consequentemente, ao acordo”, dizia o diretor de relações do trabalho da Fenaban, Magnus Apostólico. “Uma nova proposta deve resultar de negociações, de conversas entre bancos e bancários, que levem à construção de pontos consensuais”.

Além de melhoria salarial, os bancários também focam a pauta da greve em avanço nas condições e relações de trabalho. Eles reclamam da alta rotatividade dos empregados, da pressão pelo cumprimento de metas e da desigualdade de remuneração entre homens e mulheres. Além disso, querem uma maior participação nos lucros e resultados.

Os seis maiores bancos que operam no Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander e HSBC) lucraram R$ 25,9 bilhões no primeiro semestre de 2011, alta de 20,11% sobre o registrado no mesmo período de 2010.

Leia mais
Além dos lucros, alta rotatividade e questão de gênero motivam greve


Fotos: Osíris Duarte/Seeb Florianópolis

Carta Maior



_____________________________________






















 

 

 

















Trabalhadores do setor bancário tentam conseguir aumento mas bancos negam mesmo diante da greve
 
 












 



Os bancos são o setor da economia que menos paga impostos e mais lucra em todo o mundo





Bancos manipulam altas taxas de juros e praticam usura para manter lucros exorbitantes às custas da sociedade










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.