Mundorama, 20/09/2013
A guerra proxy na Síria e as disputas estratégicas russo-estadunidenses no Oriente Médio
Lucas Kerr Oliveira, Pedro V. P. Brites & João Arthur Silva Reis
O
acordo entre Rússia e Estados Unidos para a destruição das armas
químicas sírias, anunciado dia 14 de setembro, pode, ao menos por ora,
impedir uma nova intervenção estadunidense no Oriente Médio. O arranjo
estabelece que o regime de Bashar Al-Assad entregue seu arsenal químico
para o controle internacional e que este seja destruído até a metade de
2014 (RiaNovosti, 2013). O acordo proposto pela Rússia em 09 de setembro
arrefeceu a escalada da mobilização militar dos EUA. O sucesso da
iniciativa diplomática russa, que em grande medida deve-se ao envio de
uma esquadra com considerável poder de fogo no Mediterrâneo, pode ser
considerado uma inflexão na situação regional. Ao impedir o ataque à
Síria, foi freada uma tendência que se mantinha desde a queda de Kaddafi
em 2011: o avanço quase sem resistência dos interesses dos EUA e de
seus aliados no Oriente Médio.
A guerra na Síria teve início a partir de
uma escalada de violência, que começou com os protestos de 2011, pouco
depois do início da “Primavera Árabe”. A violência das manifestações
aumentou progressivamente, com crescente número de mortos, à medida que
rebeldes armados aproveitaram-se da situação para atacar o governo
instituído. Importa destacar que a “oposição” é formada por diferentes
facções de rebeldes, inclusive com rivalidades entre si. Enquanto
algumas facções são essencialmente étnicas, como os curdos sírios,
outras são formadas por grupos religiosos conservadores e
fundamentalistas, além de grupos como o Exército Sírio Livre, que inclui
desertores das forças armadas nacionais e recebem apoio turco. Bandos
armados mais radicais, como a Al-Nusra, ligada à Al-Qaeda, recebem apoio
saudita e inclui grandes contingentes de mercenários líbios e
chechenos. Este é o principal indício de que realmente está em andamento
uma guerra proxy de diversos atores, entre eles Arábia Saudita e Turquia, contra a Síria.
Os Estados Unidos adotaram, desde o
princípio, uma postura de condenação ao regime sírio e apoio aos
rebeldes. Entretanto, apesar do suporte dado pela OTAN e pela CIA aos
rebeldes – via Turquia e Jordânia –, os EUA não conseguiram obter a
renúncia ou a capitulação do regime de Assad (Lubold, 2013). Entretanto,
em 2012, Obama afirmou que os EUA só interviriam na Síria se o regime
de Assad ultrapassasse o que ele chamou de “linha vermelha”, ou seja,
utilizasse armas químicas ou biológicas.
Após o incidente de 21 de agosto, em que
ocorreu o uso de armas químicas, o governo americano declarou que iria
intervir militarmente na Síria, à revelia do Conselho de Segurança da
ONU, mesmo que a comissão das Nações Unidas não tenha conseguido
identificar o autor dos ataques (ONU, 2013), O Presidente americano,
porém, transferiu para o Congresso a responsabilidade final de aprovar
ou não a intervenção, que, a princípio, seria uma ação limitada,
restrita a alvos específicos. Apesar do apoio incondicional da França, o
veto do parlamento britânico à intervenção representou um revés
significativo para a estratégia dos EUA. Além disso, na cúpula do G-20
em São Petersburgo ficou evidente o relativo isolamento americano, já
que boa parte dos países presentes se opôs à ação militar.
Nesse contexto, a posição russa foi a
mais assertiva. O anuncio do envio de navios do Mar Negro, do Norte e do
Pacífico para o Mediterrâneo leste, foi um claro sinal de que a Rússia
não toleraria um ataque à Síria, tradicional aliado do país. Em 11 de
setembro, havia 8 navios russos na região, enquanto os EUA, por sua vez,
contavam com 6 vasos de superfície, além de uma série de bases aéreas e
navais no entorno. Apesar da evidente assimetria logística em favor dos
Estados Unidos, não há grande discrepância na capacidade destrutiva
mútua das duas esquadras. Trata-se de uma correlação surpreendente, dada
a superioridade técnica da marinha estadunidense. Esse relativo
equilíbrio de forças demonstra que o projeto da US Navy, ainda da
década de 1990, de privilegiar a capacidade de ataque à terra, deixou-a
relativamente vulnerável diante de outra marinha de guerra (Martins,
2013). Portanto, a presença da marinha russa no Mediterrâneo não teve
caráter meramente simbólico, mas sim de dissuasão efetiva, ao demonstrar
a possibilidade de escalada do conflito em caso de intervenção
americana.
A presença das marinhas americana e russa
na região reflete a importância geoestratégica do Oriente Médio para os
dois países. Os múltiplos interesses estadunidenses na região incluem,
principalmente, o controle geopolítico do petróleo e a defesa de seus
aliados regionais. Nas duas últimas décadas ganhou força o projeto
neoconservador de remodelar o mapa do Grande Oriente Médio em bases
étnico-religiosas (Peters, 2006). A iniciativa de fragmentar a maior
parte dos Estados Nacionais da região através de uma guerra permanente,
tudo indica, começou com a balcanização do Iraque, Líbia e Síria, sendo o
Irã um dos possíveis próximos alvos. Tal projeto aproxima os interesses
dos neocons estadunidenses aos dos wahhabitas sauditas, que
declaram a pretensão de liderar um grande califado regional
petroexportador de maioria sunita, capaz de competir com o petróleo
russo. Para isso, seria preciso viabilizar uma nova rede de oleodutos
alternativa ao escoamento através do Estreito de Ormuz, sob a liderança
saudita.
Para a Rússia é fundamental sustentar o
equilíbrio de poder no Oriente Médio, mantendo os únicos aliados que lhe
restaram na região, o Irã e a Síria, onde se localiza o Porto de
Tartus, a única base naval russa de águas quentes fora de seu
território. A possível balcanização destes aliados não ameaça apenas os
interesses russos na região, mas influencia diretamente na estabilidade
do Cáucaso. Principalmente porque há muitos chechenos entre as forças
rebeldes sírias, o que fortalece o movimento separatista na Chechênia e
Daguestão, um claro problema de segurança nacional para a Rússia.
Portanto, da perspectiva russa, combater os rebeldes sírios seria uma
forma de enfraquecer os radicais chechenos baseados no exterior (Hill,
2013). Assim, compreende-se que a oposição russa à intervenção dos EUA
tem motivações mais profundas do que a simples defesa de um regime
aliado.
Cabe destacar que a resolução da guerra
na Síria ainda parece bastante distante. Mesmo se o acordo para a
retirada das armas químicas se efetivar, isso não garante a
estabilização do país e nem previne uma nova futura escalada das tensões
entre as potências extrarregionais. Além disso, a evolução da crise na
Síria será vital para o jogo político doméstico nos Estados Unidos. Após
endurecer a retórica, a despeito da oposição da opinião pública à
intervenção, o governo Obama teve de recuar diante da proposta do
governo Putin, o que pode emparedar ainda mais o governo democrata.
Nesse sentido, as disputas internas sobre o projeto americano para o
Oriente Médio, bem como a reação de Rússia e China, parecem ensejar uma
instabilidade ainda maior na região nos próximos anos.
Referências Bibliográficas
BINNIE, Jeremy (2013). “Syrian militant group swears allegiance to Al-Qaeda”. IHS Jane’s Defence Weekly, 10 de abril de 2013. <http://www.janes.com/article/11900/syrian-militant-group-swears-allegiance-to-al-qaeda>Acesso em 16 de setembro de 2013.
HILL, Fiona (2013). “The Real Reason Putin Supports Assad”. Foreign Affairs, 25 de março de 2013. <http://www.foreignaffairs.com/articles/139079/fiona-hill/the-real-reason-putin-supports-assad> Acesso em 16 de setembro de 2013.
LUBOLD, Gordon (2013). “Is Anyone In Charge Of U.S. Syria Policy?” Foreign Policy, 20 de junho de 2013. <http://www.foreignpolicy.com/articles/2013/06/20/who_is_in_charge_of_us_syria_policy>Acesso em 16 de setembro de 2013.
MARTINS, José M. Q. (2013). Painel Síria: Escalada ou Reequilíbrio? Apresentação realizada em 12 de setembro de 2013. FCE, Ufrgs, Porto Alegre, RS.
ONU (2013). Report on the Alleged Use of Chemical Weapons in the Ghouta Area of Damascus on 21 August 2013.
United Nations Mission to Investigate Allegations of the Use of
Chemical Weapons in the Syrian Arab Republic. Organização das Nações
Unidas. <http://www.un.org/disarmament/content/slideshow/Secretary_General_Report_of_CW_Investigation.pdf> Acesso em 17 de setembro de 2013.
PETERS, Ralph (2006). “Blood borders: How a better Middle East would look”. Armed Forces Journal, Junho de 2006. <http://armedforcesjournal.com/archive/issue/2006/06/toc> Acesso em 15 de setembro de 2013.
RIA Novosti (2013). Russia, US Agree Syria Chemical Weapons Deal in Geneva. RIA Novosti, 14 de setembro de 2013. <http://en.rian.ru/russia/20130914/183438364/Russia-US-Agree-Syria-Chemical-Weapons-Deal-in-Geneva.html> Acesso em 16 de setembro de 2013.
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Lucas Kerr de Oliveira é professor e
coordenador do curso de Relações Internacionais e Integração da
Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Doutor em
Ciência Política e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Pedro Vinícius Pereira Brites é Diretor-Geral do Instituto
Sul-Americano de Política e Estratégia – ISAPE. Mestrando em Estudos
Estratégicos Internacionais e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul – UFRGS, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior – CAPES.
João Arthur da Silva Reis é Graduando em Relações Internacionais pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo – CEGOV-UFRGS e do ISAPE.
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Fonte:
KERR-OLIVEIRA, Lucas; BRITES, Pedro V. P. & REIS, João A. S. (2013). A guerra proxy na Síria e as disputas estratégicas russo-estadunidenses no Oriente Médio. Mundorama, 20/09/2013. Mundorama,
Divulgação Científica em Relações Internacionais, ISSN 2175-2052.
<http://mundorama.net/2013/09/20/a-guerra-proxy-na-siria-e-as-disputas-estrategicas-russo-estadunidenses-no-oriente-medio-por-lucas-kerr-de-oliveira-pedro-vinicius-pereira-brites-e-joao-arthur-da-silva-reis/>
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