sábado, 7 de novembro de 2009

Erupção vulcânica e tsunami podem ter destruido a civilização minóica por volta de 1630 a.C.

Folha de S.Paulo
05/11/2009 

Erupção vulcânica provocou tsunami gigante há 3.000 anos, diz estudo



A grande erupção do vulcão Thera no Mar Egeu, há mais de 3.000 anos, produziu ondas monstruosas que percorreram centenas de quilômetros do leste do Mediterrâneo para inundar a área que hoje é Israel e provavelmente outras regiões costeiras, descobriu uma equipe de cientistas. 

Os pesquisadores, em artigo publicado na edição de outubro da revista "Geology", disseram que a nova evidência sugere que tsunamis gigantes da erupção catastrófica atingiram "áreas costeiras por todo o litoral do leste do Mediterrâneo". Tsunamis são ondas gigantes que podem atingir a costa, rearranjar o leito do mar, inundar vastas áreas de terra e carregar material terrestre para o mar. 

A região, na época, era habitada por civilizações em ascensão em Creta, Chipre, Egito, Fenícia e Turquia.
Durante décadas, estudiosos sugeriram que a erupção gigante, a apenas 112 km de Creta, pode ter causado o misterioso colapso da civilização minóica no seu apogeu. Os remanescentes da erupção do Thera hoje formam um arquipélago circular de ilhas vulcânicas gregas conhecidas como Santorini. 


A Ilha de Santorini, conhecida como Thera na "Era do Bronze" foi um importante centro comercial do Reino Minóico. A ilha foi parcialmente destruída por uma grande erupção vulcânica em meados de 1630 a.C. http://photojournal.jpl.nasa.gov/jpegMod/PIA02673_modest.jpg


Acredita-se que Thera tenha entrado em erupção entre 1630 e 1550 a.C., ou final a Idade do Bronze, uma época em que muitas culturas humanas faziam produziam ferramentas e armas de bronze. Estudiosos afirmam que os tsunamis e as nuvens densas de cinzas vulcânicas originadas da erupção tiveram repercussões culturais que ecoaram por todo o leste do Mediterrâneo por décadas, até séculos. A queda da civilização minóica é geralmente datada ao redor de 1450 a.C. Geólogos julgam que a erupção tenha sido muito mais violenta que a erupção da ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, que matou mais de 36 mil pessoas em 1883. 

Os cinco pesquisadores sobre os tsunamis vieram da Haifa University, em Israel; da Hunter College, em Nova York, McMaster University, no Canadá; e University of Hawaii, no Havaí. 

A equipe realizou suas escavações fora de Cesareia, Israel, uma cidade costeira que data da época do império romano e bizantino. A região costeira era apenas esparsamente habitada na época da erupção do Thera, sem nenhuma cidade identificável. 


A equipe submergiu meia dúzia de tubos no leito do mar longe da costa e recolheu sedimentos para análise. Eles buscavam sinais padrões da agitação do tsunami, incluindo pedra-pomes (a rocha vulcânica que se solidifica a partir de lava espumosa), padrões especiais de microfósseis, materiais culturais de habitações humanas e seixos de praia que raramente aparecem em águas mais profundas. 

Em artigo publicado na "Geology", um jornal publicado pela Geological Society of America, a equipe relatou ter descoberto evidências de três tsunamis -- dois historicamente documentados, datados dos anos 115 e 551 d.C., e um da época da erupção do Thera. 

Os tsunamis do Thera, escreveu a equipe de pesquisadores, deixaram uma camada peculiar no leito do mar de seixos arredondados, padrões especiais de moluscos e inclusões características em fragmentos rochosos, todos orientados para a mesma direção. 

A camada agitada, de até 40 cm, veio de alguns metros abaixo do leito oceânico em águas de até 20 metros de profundidade. 

"Essas descobertas", escreveu a equipe de pesquisadores, "constituem a evidência mais abrangente até hoje de que o evento do tsunami precipitado pela erupção de Santorini alcançou a extensão máxima do leste do Mediterrâneo". 

Os pesquisadores acrescentaram que, se as ondas gigantes eram grandes o suficiente para chegar até Israel, "então possivelmente outras regiões costeiras do final da Idade do Bronze por todo o litoral do leste do Mediterrâneo também foram afetadas". 




Veja o artigo original no:  The New York Times
 

 _____________________________________________


Imagens selecionadas - ilustrações e mapas
Palácio de Cnossos na Ilha de Creta - Civilização Minóica - cerca de 1700-1600 aC



Área do Mar Mediterâneo e do Mar Egeu sob provável influência Minóica, e posteriormente, sob influência Micênica

  
Afresco minóico representando uma mulher com vestimentas da época - aprox. 1600-1500 aC



Jóia Minóica mostrando o salto sobre o touro ou tauromaquia - cerca de 1600 aC.

 
Afresco Minóico no Palácio de Cnossos em Creta, mostrando o salto sobre o touro ou tauromaquia - cerca de 1600-1500 aC.




Mural mostrando Porto de Thera por volta de 1600aC - Sítio Arqueológico na lha de Santorini



As ruínas da civilização Minóica em Thera - Sítio arqueológico na Ilha de Santorini - Grécia - foto: Gail Mooney/CORBIS

A ilha de Santorini na atualidade - foto: AllanatNorwich (2006)

Ruínas da Civilização Minóica - Palácio de Cnossos em Creta - foto: Harrieta









Modelo geológico provável da Ilha antes da Erupção de Thera. Fonte: http://www.decadevolcano.net/santorini/preminoan.htm



Imagem de satélite que permite ter uma idéia aproximada da área de desmoronamento da cratera do vulcão de Thera, ao redor da Ilha de Santorini



Área em que foram identificados depósitos de cinzas vulcânicas de cerca de 1630-1600 aC

Pedra pomes e cinzas vulcânicas flutuando no mar

 
Provável trajetória da tsunami provocada pela erupção vulcânica da ilha de Thera em cerca de 1630-1600 aC




Afrescos minóicos de cerca de 1600 aC  -  Sítio arqueológico na Ilha de Santorini (Thera)
Afrescos minóicos de aprox. 1600 a mostram dois pugilistas lutando   -  Sítio arqueológico na Ilha de Santorini (Thera)

Afresco minóico mostrando pescador

  

Cerâmica minóica mostrando um polvo marinho


Afrescos mostrando o porto de Thera  -  Sítio arqueológico na Ilha de Santorin









Outros vulcões que afetaram a história antiga: Vesúvio

A Erupção do Vesúvio em 79 dC destruiu a cidade de Pompéia. A erupção do vulcão Thera, por volta de 1630-1600 aC, que precipitou a decadência da civilização minóica entre 1600 e 1500 aC, foi pelo menos 10 vezes mais destrutiva, lançando entre 60 e 100 milhões de toneladas de cinzas na atmosfera.

A cidade de Nápoles na Itália e o monte Vesúvio ao fundo. Cerca de 1 milhão de pessoas vivem nas proximidades do Vesúvio atualmente.

A cidade de Nápoles na Itália e o monte do vulcâo Vesúvio. Cerca de 1 milhão de pessoas vivem nas proximidades do Vesúvio atualmente.


Stromboli, fluxo piroplástico durante uma pequena erupção no vulcão italiano. A erupção do Stromboli tem sido de baixa intensidade.

Vulcão Pinatubo nas Filipinas, entrou em erupção em 1991  - foto: USGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.