quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bancos governamentais ampliam restrições de crédito para agropecuária em áreas desmatadas

Agência Brasil

01/12/2010


Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada
Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Banco do Brasil (BB) vai deixar de oferecer crédito a produtores de soja que plantem em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia. O banco, maior financiador rural do país, aderiu hoje (1) à Moratória da Soja, iniciativa de empresas e organizações não governamentais (ONG) assinada em 2006 para boicotar a soja produzida em terras desmatadas recentemente.



 
 

O compromisso assinado pelo BB inclui o veto ao financiamento da produção de soja em áreas desmatadas a partir de julho de 2006 no bioma Amazônia, a exigência de regularização ambiental das propriedades para a concessão de financiamento e abertura de linhas de crédito para recuperação de reserva legal e áreas de preservação permanente (APPs).

A adesão do BB foi assinada pelo vice-presidente de Agronegócios, Luis Carlos Guedes Pinto, em reunião na manhã de hoje com os coordenadores do Grupo de Trabalho da Soja (GTS), Paulo Adario, do Greenpeace, e Carlos Lovatelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Junto com a pecuária, a soja ainda é um dos principais vetores do desmatamento na Amazônia. No entanto, nos últimos anos, as medidas de restrição de crédito a proprietários com irregularidades ambientais têm contribuído para a redução da derrubada no bioma. A nova taxa anual de desmatamento da Amazônia Legal – de 6.451 quilômetros quadrados – divulgada hoje, confirmou a tendência de queda e é a menor dos últimos 22 anos.

Edição: Fernando Fraga









A Taxa de Desmatamento da Amazônia subiu após a extinsão da SUDAM no fim do governo Fernando Henrique, mas voltou a cair a partir de 2004-2005. 

 
Entre 2000 e 2005 a expansão da soja foi responsável por apenas 1% do total de desmatamento na Amazônia, enquanto a expansão da criação de gado foi responsável por 60% do desmatamento





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.