sexta-feira, 11 de junho de 2010

Para a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura, o novo Código Florestal favorece a agricultura familiar

Agência Brasil
10/06/2010
Meio Ambiente
Para Contag, novo Código Florestal atende às exigências da agricultura familiar
Daniella Jinkings


Repórter da Agência Brasil

O relatório sobre mudanças no Código Florestal atende às exigências da agricultura familiar, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch. Segundo ele, a Contag é favorável à alteração do Código Florestal Brasileiro para a agricultura familiar e para a reforma agrária.

Segundo ele, o relatório do deputado isenta os pequenos agricultores da averbação da reserva legal (fração destinada à preservação ambiental). “Imagine 4,5 milhões de pequenas propriedades no Brasil, que no total representam menos de 20% da área agricultável no país. Se fosse manter a averbação, nunca iríamos legalizar essa agricultura [familiar]”.

Boch afirmou que a Contag negociou com o governo para enquadrar o novo código na lei da agricultura familiar. “Podemos detectar que grande parte da nossa proposta de diferenciação da agricultura familiar brasileira está contemplada no relatório”.

A apresentação do parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre mudanças no Código Florestal foi feita ontem (9) na Comissão Especial da Câmara que trata do tema. Entre as mudanças propostas pelo relator estão a atribuição de mais autonomia aos estados para legislar sobre meio ambiente e a retirada da obrigatoriedade de reserva legal em pequenas propriedades.

Edição: Graça Adjuto


Agricultura familiar de guaraná: produção sustentável utilizando plantas nativas da Amazônia de alto valor comercial (a tonelada do guaraná vale em média 10 a 20 vezes mais que a da soja).

A agricultura familiar produz a maior parte dos alimentos consumidos pela população do Brasil

A agricultura familiar no Brasil responde por 59% da produção de carne suína, 58% da produção de leites e laticínios, 50% da produção de aves e 30% da produção de carne bovina do país (IBGE, 2006).
Mesmo cultivando uma área total de apenas 17,7 milhões de hectares, a agricultura familiar brasileira produz 87% da mancioda, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e 16% da soja plantados no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos, racistas ou qualquer forma de difamação.